Hipocondria pode estar associada a medo irracional da morte

9 de agosto de 2017 - 59 visualizações

fearful

A condição relacionada a hipocondria, segundo o Manual de Transtornos Mentais, publicado pela Associação de Psiquiatria dos EUA, trata-se de uma condição que leva as pessoas a acreditarem que estão com uma doença grave.

Ou seja, o paciente considera que sintomas normais do corpo – como cansaço, cefaleia ou dores musculares – significam problemas de saúde de muito maior gravidade. Mas a hipocondria também pode se manifestar em quem não sente nada.

O SUS britânico (NHS, na sigla em inglês) criou um manual de autoajuda para quem sofre com o transtorno. Se você responder “sim” à maioria das perguntas abaixo, é provável que você seja hipocondríaco e deva procurar ajuda médica.

Questões:

Você se preocupou com a ideia de ter uma doença grave devido a sintomas que duraram por um longo período?
Essa preocupação gerou angústia?

Você acredita que a preocupação teve um impacto negativo em todos os aspectos de sua vida, incluindo família, vida social e trabalho?

Você está constantemente se autoexaminando e se autodiagnosticando?

Não acredita no diagnóstico de seu médico ou não está convencido quando ele diz que está tudo bem?

Você precisa constantemente que os médicos, familiares e amigos o tranquilizem e lhe deem garantias de que está bem, incluindo quando não acredita no que estão dizendo?

É normal que, ao nos sentirmos preocupados, busquemos conforto em alguém em que confiamos. Mas no caso dos hipocondríacos, a necessidade de que buscar a todo momento essa validação é frequente e, em alguns casos, insaciável.

Fonte: G1


Deixe seu comentário

Aceito os termos e condições

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: não serão tolerados comentários ofensivos, que vão contra a lei ou que não tenham o remetente identificado. Dê sua opinião com responsabilidade.