Documentário brasileiro mostra desafios de famílias com crianças autistas

13 de junho de 2018 - 135 visualizações

Há muitos mitos e tabus em relação ao autismo. Um aspecto que nem todo mundo sabe é que a síndrome apresenta diferentes níveis de avanço, o que pode prejudicar o diagnóstico — e diversificar os desafios enfrentados pelos portadores e seus familiares. Caracterizado como um distúrbio neurológico, o autismo afeta, principalmente, a capacidade de interação social e a comunicação do indivíduo.

A intensidade varia de acordo com os tais níveis que formam o chamado espectro autista. Os problemas gerados pelo distúrbio e a forma com que as famílias de autistas de diversos perfis superam as adversidades são o ponto central de Em Um Mundo Interior, uma das estreias de junho nos cinemas do país.

Com direção assinada pelo casal Mariana Pamplona e Flavio Frederico, o filme é o primeiro longa-metragem brasileiro sobre o tema. As câmeras mostram o dia-a-dia de Enzo, Julia, Roberto, Igor, Isabela, Mathias e Eric, autistas cujas idades variam entre 3 e 18 anos.

Editado de maneira bastante sensível, o filme está longe de ser uma análise técnica sobre o autismo e as últimas descobertas científicas sobre o tema. Pelo contrário: mostra de maneira bastante real a dinâmica de se ter um parente autista e os desafios cotidianos desses relacionamentos.

Onde assistir:

São Paulo: Cinesystem Morumbi, 15:00
Rio de Janeiro: Cinemark Downtown, 18:50
Porto Alegre: Cine Center Guion, 14:00
Brasília: Cine Brasília, 16:00
Balneário Camboriú: Cineramabc ArtHouse, 19:30
Curitiba: Cinemateca, 19:00
Salvador: Sala de Arte Cinema do Museu, 18:55

Fonte: gq.globo.com

Assista o trailer:


Deixe seu comentário

Aceito os termos e condições

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: não serão tolerados comentários ofensivos, que vão contra a lei ou que não tenham o remetente identificado. Dê sua opinião com responsabilidade.